Home » » Sobre Nós

Sobre Nós



RÁDIO VILA BOA FM 87,9
Varias Culturas uma Só Voz

Histórico de atuação da entidade

Rádio comunitária, a comunicação democrática no Brasil.

Você sabe como surgiu a rádio Vila Boa FM?

A Sociedade Ação Comunitária e Cidadania da Cidade de Goiás foi criada em 1997, tendo como fundadores pessoas engajadas nas lutas sociais e populares de Goiás (sindicalistas, agentes de pastoral, advogados populares, etc.). Alguns objetivos nortearam sua criação. Primeiro, instalar na cidade uma emissora de rádio que pudesse da voz à comunidade e aos movimentos sociais, sindicatos e pastorais sociais. Segundo, promover e difundir ações culturais. Somente em 2001 conseguiu-se a autorização do Ministério das Comunicações para abertura da rádio, denominada, então, Vila Boa FM. Seu sinal começou a ser irradiado em março de 2002.

As emissoras de radiodifusão comunitária são um fenômeno recente na história do Brasil. Receberam permissão oficial para funcionar a partir de 1998. Transmitem com baixa potência e pouco alcance, em FM. Têm atendido às necessidades culturais, sociais, educativas, de lazer e serviço da comunidade que recebe seu sinal. Nossa emissora serve também como laboratório para o treinamento e a especialização dos estudantes de comunicação e jornalismo e para campanhas de conscientização: Voto Consciente, vacinação, cuidados com o meio ambiente, prevenção da dengue, entre outras.

Vila Boa FM: amizade com o cidadão

Diariamente, temos o compromisso de atender e representar a comunidade vilaboense. Há mais de 7 anos, recomeçamos nosso trabalho a cada manhã. Milhares de ouvintes esperam o início das transmissões da Rádio Vila Boa FM. Muitos deles, a maioria, têm a programação da emissora como um agradável membro de sua rotina. Mas são tantas pessoas, tantas comunidades dentro dessa comunidade, como agradar a todos esses cidadãos e segmentos?

São observados espaços para as manifestações culturais locais e para a expressão religiosa dos grupos que assim entenderem necessário. Prioridade para música local, notícias locais, eventos da comunidade. Os grupos organizados política e socialmente também estão sempre convidados a participar da programação de uma rádio comunitária que queira cumprir os objetivos que permitiram sua existência. Eventos cívicos, relacionados à cidadania, ao direito de expressão, às necessidades fundamentais do cidadão, sempre recebem destaque na programação da Vila Boa FM. Todos os anos a Vila Boa FM dá cobertura total ao FICA – Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, ao Festival de Gastronomia, e, principalmente, a acontecimentos organizados pelos movimentos sociais: Festa da Colheita (CPT), Festa Estadual das sementes Crioulas (MPA), Grito dos Excluídos (Diocese de Goiás), e outros diversos.

Campanhas de distribuição de alimentos e roupas são originadas dentro de núcleos de programação da emissora. Comerciantes e cidadãos comuns são conclamados a fazer doações em alimentos que serão encaminhados a necessitados. Os organismos oficiais direcionados para o bem-estar dos cidadãos carentes se utilizam do poder de comunicação da emissora comunitária para avisar seus beneficiados da chegada de recursos e eventual repasse.

Nossa estação de rádio é uma emissora de radiodifusão comunitária, criada e organizada para atender aos interesses dos cidadãos vilaboenses sem renunciar à qualidade técnica e artística. Seus programas são variados e interessantes, veiculando o melhor da informação e da música nacional e internacional.

Nosso lema é a integração, respeitando a pluralidade e a individualidade. Por isso dizemos: Rádio Vila Boa FM – Várias culturas, uma só voz.


Sua programação diária é plural e aberta à expressão de todos os habitantes da região; a Rádio Comunitária Vila Boa FM, contribui para o desenvolvimento da comunidade sem discriminação de raça, religião, sexo, convicções político-partidárias e condições sociais, contribui ainda para o aperfeiçoamento profissional nas áreas de atuação dos jornalistas e radialistas, além disso, propicia ao cidadão Vilaboense o direito de emitir opinião, manifestar idéias, propostas, sugestões, reclamações ou reivindicações.

A Emissora está no ar todos os dias, nos horários das cinco da manhã às vinte e três horas, com uma programação que segue as normas do sistema de radiodifusão comunitária, que atende os mais diversos segmentos de nossa comunidade. Com um estilo diferenciado de fazer rádio a Vila boa Fm preocupou-se em transformar a Emissora na Voz da Comunidade como traz em seu slogan "Varias Culturas Uma Só Voz".

Esta Rádio ouve e abre espaço para a população em geral, lideranças comunitárias, entidades, igrejas ,associações e ao poder público visando assim desenvolver o seu papel de radio comunitária. Atende além de programas musicais, dos mais variados estilos, sejam eles jovens, sertanejos, velha guarda, regionalistas,Gospel,românticos, infantis e outros atendendo a todas as camadas sociais sem distinção de raça, credo ou classe econômica.
Possui uma equipe compacta e respeitada no radio que atua com ética e seriedade no que diz respeito a noticia e em especial aos direitos da comunidade, que com orgulho foi formada por ela, Rádio Vila Boa Fm "Originalmente Vilaboense".

1º presidente: Dorival Salomé de Aquino
Diretor - Presidente- Aguinel Lourenço da Fonseca Filho
Compartilhe :
 
Suporte : WebDisigner | Luciano Max® | LSM Host | Vila Boa Fm - 87.9 | Dominio Próprio | Host | Cidade de Goiás
Copyright © 2012. Radio Vila Boa Fm 87,9 - Todos os Direitos Reservados
Template Modificado Por Luciano Max® E-Mail
Proudly powered by Blogger