Home » » Sociedade Ação Comunitária e Cidadania - Histórico

Sociedade Ação Comunitária e Cidadania - Histórico

Histórico de atuação da entidade

Rádio comunitária, a comunicação democrática no Brasil.

A Sociedade Ação Comunitária e Cidadania da Cidade de Goiás (SACCCGO) Foi criada em 1997, tendo como fundadores pessoas engajadas nas lutas sociais e populares de Goiás (sindicalistas, agentes de pastoral, advogados populares, entre outros). Alguns objetivos nortearam sua criação. Primeiro, instalar na cidade uma emissora de rádio comunitária que pudesse da voz à comunidade e aos movimentos sociais, sindicatos e pastorais sociais. Segundo, promover e difundir ações culturais. Somente em 2001 conseguiu-se a autorização do Ministério das Comunicações para abertura da rádio, denominada, então, Vila Boa FM.

As emissoras de radiodifusão comunitária são um fenômeno recente na história do Brasil. Receberam permissão oficial para funcionar a partir de 1998. Transmitem com baixa potência e pouco alcance, em FM. Têm atendido às necessidades culturais, sociais, educativas, de lazer e serviço da comunidade que recebe seu sinal. Nossa emissora serve também como laboratório para o treinamento e a especialização dos estudantes de comunicação e jornalismo e para campanhas de conscientização: Voto Consciente, vacinação, cuidados com o meio ambiente, prevenção da dengue, entre outras.

Vila Boa FM: amizade com o cidadão

Diariamente, temos o compromisso de atender e representar a comunidade vilaboense. Há mais de 7 anos recomeçamos nosso trabalho a cada manhã. Milhares de ouvintes esperam o início das transmissões da Rádio Vila Boa FM. Muitos deles, a maioria, têm a programação da emissora como um agradável membro de sua rotina. Mas são tantas pessoas, tantas comunidades dentro dessa comunidade, como agradar a todas essas pessoas e segmentos?

São observados espaços para as manifestações culturais locais e para a expressão religiosa dos grupos que assim entenderem necessário. Prioridade para música local, notícias locais, eventos da comunidade. Os grupos organizados política e socialmente também estão sempre convidados a participar da programação de uma rádio comunitária que queira cumprir os objetivos que permitiram sua existência. Eventos cívicos, relacionados à cidadania, ao direito de expressão, às necessidades fundamentais do cidadão, sempre recebem destaque na programação da Vila Boa FM. Todos os anos a Vila Boa FM dá cobertura total ao FICA – Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, ao Festival de Gastronomia, e, principalmente, a acontecimentos organizados pelos movimentos sociais: Festa da Colheita (CPT), Festa Estadual das sementes Crioulas (MPA), Grito dos Excluídos (Diocese de Goiás), e outros diversos.
Campanhas de distribuição de alimentos e roupas são originadas dentro de núcleos de programação da emissora. Comerciantes e cidadãos comuns são conclamados a fazer doações em alimentos que serão encaminhados a necessitados. Os organismos oficiais direcionados para o bem-estar dos cidadãos carentes se utilizam do poder de comunicação da emissora comunitária para avisar seus beneficiados da chegada de recursos e eventual repasse.

Nossa estação de rádio é uma emissora de radiodifusão comunitária, criada e organizada para atender aos interesses dos cidadãos vilaboenses sem renunciar à qualidade técnica e artística. Seus programas são variados e interessantes, veiculando o melhor da informação e da música nacional e internacional.

A Rádio Vila Boa Fm está transmitindo sua programação via internet (
www.vilaboafm.com), alcançando todo o mundo, levando por todo o globo uma programação criada no coração do Brasil.
Compartilhe :
 
Suporte : WebDisigner | Luciano Max® | LSM Host | Vila Boa Fm - 87.9 | Dominio Próprio | Host | Cidade de Goiás
Copyright © 2012. Radio Vila Boa Fm 87,9 - Todos os Direitos Reservados
Template Modificado Por Luciano Max® E-Mail
Proudly powered by Blogger