PONTO DE CULTURA PRESENTE E APOIANDO A FESTA DE SÃO BENEDITO
(A cozinha é palco do convívio social)
05 a 07/11/2010
(A cozinha é palco do convívio social)
05 a 07/11/2010
O desejo de dar continuidade à Festa de São Benedito, tão bem recebida pela comunidade vilaboense em sua primeira edição em 2009, evidencia os esforços de respeito à diversidade cultural e religiosa na Cidade de Goiás, revelando a religiosidade cristã e a cultura afro como elementos presentes na construção histórica do município e em sua formação identitária.
São Benedito foi considerado na Europa, África e América especial protetor das escravas e dos povos negros. A realização da Festa de São Benedito retoma o louvor ao santo que ensejara a criação de uma Irmandade hoje extinta, e que propiciou à população negra da Cidade de Goiás um espaço de resistência cultural.
Além de protetor das populações negras, São Benedito, por seu modo de ver e viver a elaboração de alimentos é tido como o padroeiro das cozinheiras. São Benedito vê a culinária como um valor. Na espiritualidade de São Benedito está implícito que a culinária é uma forma de cuidar das pessoas, é o serviço por meio do qual ele praticava o cuidado. São Benedito reconhecia o valor da caridade cristã no ato de cozinhar – para o andarilho que chegava ao convento, para o padre que estava doente, para reunir as pessoas. Servir a(os) irmã(os) através da cozinha.
Na Cidade de Goiás, a culinária possui papel de destaque, configurando-se em importante patrimônio cultural e tornando-se, assim, alvo de estudos e pesquisas que revelam que a cozinha é o palco do convívio social. Pretende-se, pois, enfatizar o valor da culinária como serviço cristão, como espaço/momento de re-união de pessoas, tal como reafirmar a culinária como patrimônio cultural vilaboense.
O Ponto de cultura ajudou a viabilizar a jantinha do dia 05 de novembro, no primeiro dia da festa, e colaborou um pouco com a feijoada do última dia (07/11).