IBGE divulga o Atlas de Saneamento Básico do Brasil
- 27/11/2021
- 0 Comentário(s)

O Atlas de Saneamento: Abastecimento de água e esgoto sanitário, foi lançado no dia 24 de novembro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O objetivo dos estudos foi de dimensionar os “impactos de um saneamento desigual e ainda não universalizado no país” de 2008 a 2019.
Cerca de 0,9% de mortes no período foi causado por doenças infecciosas e parasitárias em decorrência da falta de saneamento básico. O Centro-Oeste teve o maior percentual das DRSAI (Doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado) com 42,9% dos casos seguido pela região nordeste com 27,1%.
As pesquisas também concluíram que as Regiões Norte e Centro-Oeste apresentaram os maiores desafios regionais na cobertura do serviço de esgotamento sanitário, frente à elevadas estimativas de crescimento populacional recentes.
As pesquisas estão disponíveis no site https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101885
A Saneago é o órgão que cuida e gerencia o saneamento básico (abastecimento de água e o tratamento de esgoto) do Estado de Goiás. Na Cidade de Goiás a Gerencia Regional localiza-se na Av. Bom Pastor, nº 586 – 750. Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 07:30:00 as 17:30:00. Telefone de contato (62) 3371-1452.
Para termos melhor panorama das condições do abastecimento de água e esgoto da Cidade de Goiás, são necessárias pesquisas mais contundentes sobre o tratamento de água e esgoto para pôr em prática, por exemplo, a limpeza do Rio Vermelho, exigir que o poder municipal crie ferramentas eficazes para o combater o escoamento de redes de esgotos nos rios e lados do município, entre outras ações que objetiva a preservação da saúde dos habitantes do município e nosso meio ambiente.