Homenagem à Cartola

  • 01/12/2021
  • 0 Comentário(s)

Homenagem à Cartola

No dia 30 de novembro de 1980 o Brasil perdeu um dos maiores compositores do Samba

Agenor de Oliveira, nasceu no Catete, Rio de Janeiro no dia 11 de outubro de 1908. Desde criança teve contato com a cultura popular através dos festejos do Dia dos Reis. Estudou em diversos grupos musicais, mas foi expulso por mal comportamento, só concluiu o ensino primário. Aos 11 anos começou a frequentar as rodas de samba no Morro da Mangueira, nesta época já tocava cavaquinho e violão. Sua mãe faleceu quando ele tinha 15 anos, o pai, desgostoso, falou para o filho cuidar da sua própria vida. Passou a ser boêmio, trabalhou numa tipografia e depois pedreiro, onde recebeu o apelido de Cartola porque usava um chapéu-coco.

Cartola conheceu Carlos Cachaça – seu principal parceiro de composições e criaram juntos o carnavalesco “Bloco dos Arengueiros”, que posteriormente passou a sera Escola de Samba “Estação Primeira da Mangueira”. No decorrer da sua vida teve vários companheiros na música, como o Noel Rosa, Paulo Portela, Pixinguinha, Paulinho da Viola, entre outros.

O primeiro disco de Cartola foi lançado em 1974 com suas composições interpretadas por outros cantores sendo a principal “O Sol Nascerá”. Em 1976 lançou um novo disco “As Rosas não Falam”. Cartola deixou mais de 500 composições ricas em melodia e poética. Até hoje suas obras são interpretadas em diferentes estilos musicais.

O mestre do Samba foi enterrado no Cemitério do Caju, Rio de Janeiro, aos 72 anos com honras e muito samba. Foi cantor, compositor, poeta e violonista – deixou mais que legado musical, deixou a inspiração dos seus versos nos corações dos (as) brasileiros (as). “E o tempo avança e a gente agradece pela vida. Vida de sonhos, verdades, alegrias, de dores, amores e luz. Tenta, mesmo que ao momento seja só lembranças. Viva de forma que seja mistério, incertezas, de luta, de paz e de amor”.

#Noticias

#RádioComunitária

#RádioVilaBoaFM


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Top 5

top1
1. SUPERFANTASTICAMENTE

Henry Freitas, Nuzio Medeiros e Kadu Martins

top2
2. GERENTE DA SICREDI

Bruno e Barreto, Countrybeat

top3
3. VAMPIRINHA

Ivete Sangalo

top4
4. PRATELEIRA

Thaeme e Thiago, Marilia Tavares

top5
5. CAMBIARÉ

Luis Fonsi feat Feid

Anunciantes