Lei Geral para o Licenciamento Ambiental: PL 3729/2004

  • 15/03/2022
  • 0 Comentário(s)

Lei Geral para o Licenciamento Ambiental: PL 3729/2004

O texto do Projeto de Lei 3729/2004 que cria a Lei Geral para o Licenciamento Ambiental retira 13 atividades do licenciamento ambiental. Segundo o relator do projeto Neri Geller (PP-MT), empresário e vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, afirma que o texto desburocratiza a licença ambiental e o texto destrava grande parte dos investimentos do país. Para os ambientalistas, a aprovação do PL 3729/2004, flexibiliza as normas, tem o texto genérico e é um retrocesso de mais de quatro décadas nos avanços com a proteção do meio ambiente.

Vejam as 13 dispensas de atividades do licenciamento ambiental, ou seja, que não precisarão de licença ambiental segundo o texto da PL:

1. Obras de saneamento básico;

2. Obras de manutenção em estradas e portos;

3. Obras de distribuição de energia elétrica com baixa tensão;

4. Obras que sejam consideradas de porte insignificante pela autoridade licenciadora ou que não estejam listadas entre aquelas para as quais será exigido licenciamento;

5. As atividades militares;

6. Obras emergenciais de infraestrutura;

7. Pontos de entrega de produtos abrangidos por sistemas de logística reversa (eletrônicos, por exemplo);

8. Construção de usinas de triagem de resíduos sólidos;

9. Construção de pátios;

10. Obras de estruturas e equipamentos para compostagem de resíduos orgânicos;

11. Construção de usinas de reciclagem de resíduos da construção civil;

12. Obras e construções de pontos de entrega voluntária de resíduos de origem domiciliar para reciclagem e outras formas de destinação final ambientalmente adequada;

13. Construções de barragens de pequeno porte (atividade de mineração), pelo PL é considerado como utilidade pública.

A Lei também permite a renovação automática de Licença Ambiental a partir de declaração on-line do empreendedor, flexibiliza o avanço de empreendedorismo em unidades de conservação ambiental e retira dos órgãos ambientais a responsabilidade de acompanhamento e tomada de decisões.

O PL 3729/2004 foi aprovado pela Câmara dos Deputados numa madrugada do dia 13/05/21 com 300 votos a favor e 122 contra. O texto está no Senado Federal para apreciação.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

#Noticias

#RádioComunitária

#RádioVilaBoaFM


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Top 5

top1
1. SUPERFANTASTICAMENTE

Henry Freitas, Nuzio Medeiros e Kadu Martins

top2
2. GERENTE DA SICREDI

Bruno e Barreto, Countrybeat

top3
3. VAMPIRINHA

Ivete Sangalo

top4
4. PRATELEIRA

Thaeme e Thiago, Marilia Tavares

top5
5. CAMBIARÉ

Luis Fonsi feat Feid

Anunciantes