12 de junho é Dia dos Namorados, mas por quê?
- 12/06/2022
- 0 Comentário(s)
Segundo estudiosos, a data surgiu ainda na Roma Antiga, século III, mas no dia 14 de fevereiro, com a morte de padre Valentim. O padre lutou contra as ordens do imperador Cláudio II que proibiu casamentos durante as guerras por acreditar que soldados solteiros eram mais ativos no combate. Padre Valentim não aceitou as ordens do imperador e continuou a realizar casamentos e ele próprio se casou secretamente.
Na data da sua morte, 14 de fevereiro, também eram celebradas festas em honra de Juno - deusa romana da mulher e do matrimônio e de Pã, o deus da natureza, esses ritos celebravam a fertilidade. 14 de fevereiro passou a ser comemorada pela Europa a partir do século XVII, principalmente por ingleses e franceses, como Dia de São Valentim. Nos Estados Unidos, também se comemora o Dia dos Namorados, em 14 de fevereiro, o Valantine´s Day.
No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho. A data não é oficial, mas é comemorada desde 1949, quando o João Dória, publicitário na época, trouxe a ideia do exterior. 12 de junho foi escolhido porque no mês de junho, havia pouca movimentação no comércio e aproveitaram a data por anteceder o Dia de Santo Antônio, em 13 de junho, considerado "Santo Casamenteiro" por razão das suas mensagens que destacava a importância do amor e do casamento.
#Noticias
#vilaboafm20Anos
#RádioComunitária
#RádioVilaBoaFM







