Em tempo de pandemia as escolas tem novos desafios
- 17/03/2021
- 0 Comentário(s)
Estamos enfrentando há um ano, desde março de 2020, a pandemia da covid-19 e as escolas se adaptaram ao novo normal, enfrentando problemas e desafios do Regime Especial de Aulas Não Presenciais – REANP.
Se as escolas da Cidade vêm enfrentando uma nova realidade, no campo a dificuldade é ainda maior. Conversamos com a Coordenadora da Escola Municipal Olimpya Angelica Lima, a Professora Dilâne Aparecida Ferreira Teles que nos contou um pouco da realidade dessa Escola Campo do Município de Goiás, sediada no assentamento São Carlos.
Segundo a Coordenadora Dilâne, a internet é um ponto positivo para os alunos assistirem as aulas que são online, pesquisarem e tirarem duvidas com seus professores, porém no campo as dificuldades para os alunos são grandes pela queda de energia, que são constantes e acabam interferindo na internet, outro caso que é importante frisar é a questão do celular, que muitas das vezes é compartilhado por dois ou três alunos, que são irmãos, sobrecarregando o celular e não abrindo vídeos e arquivos escolares.
Dilâne nos conta também que os blocos escolares são elaborados coletivamente pelo grupo de Professores da rede municipal de ensino, as atividades são entregues para os alunos a cada quinze dias. Destaca- se que Secretaria Municipal de educação disponibiliza o transporte e o motorista para entrega das atividades em pontos estratégicos, próximo das residências de cada aluno, sendo eles ou os responsáveis que buscam os blocos, da mesma forma acontece a devolução das atividades já realizadas pelos alunos, sempre respeitando o isolamento social e os protocolos de saúde.
A Coordenadora da Escola Olimpya nos relatou que os professores e equipe gestora inseriram no currículo escolar, orientações em relação sobre a Covid-19 para os estudantes, os alertando sobre a pandemia, reforçando a questão do isolamento social, da higienização, da importância do uso de máscaras. Apenas a Diretora, a Coordenadora e a Secretária vão à Escola as quintas-feiras para resolver problemas, documentação e em caso de extremas necessidades recebem os Pais para resolverem problemas relacionados aos alunos.
#Compartilhe







