A Prefeitura Municipal de Goiás afirmou que não há nenhum caso de varíola do macaco no município.
- 02/08/2022
- 0 Comentário(s)

Uma notícia vinculada da Secretaria de Saúde do Estado, na tarde de ontem, dia 01/08, notificou que uma pessoa estaria com a patologia na Cidade de Goiás, mas as autoridades sanitárias do município de Goiás retrataram a informação com nota de esclarecimento divulgado nas redes sociais. Até o fechamento desta matéria, o boletim da Secretaria de Saúde do Estado não foi corrigido (https://www.saude.go.gov.br/boletins-e-informes).
Os sintomas do vírus monkeypox (varíola símia ou varíola do macaco) apresentam erupção cutânea, febre, fadiga, dores musculares, calafrios, vômitos, diarreia, dor de garganta e/ou cabeça. Até o momento, a incidência maior do contágio está entre homens na faixa etária dos 30 anos.
O contágio e transmissão da doença ainda está em estudos, mas já é possível afirmar que a maior possibilidade de transmissão do vírus é por contato próximo a lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas e roupas de cama. O momento da exposição até o surgimento dos primeiros sintomas (período de incubação do vírus) é em torno de seis a treze dias, mas pode variar de cinco a vinte e um dias. A transmissão deixa de acontecer somente quando as lesões desaparecerem.
Segundo o Ministério da Saúde até o dia 01/08, o número de casos no Brasil eram de 1.369. A maior concentração está no Estado de São Paulo com 1.031 casos confirmados. No Estado de Goiás estão confirmados 18 casos.
#Noticias
#vilaboafm20Anos
#RádioComunitária
#RádioVilaBoaFM