Campanha antirrábica no município de Goiás
- 30/08/2022
- 0 Comentário(s)
Até o dia 02/09, sexta-feira, levem seus pets para vacinação antirrábica. O posto está montado na Praça do João Francisco, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
A vacina antirrábica é uma imunização contra a raiva obrigatória para cães e gatos e deve ser aplicada anualmente; para cães a partir de seis meses de idade e para gatos uma semana após a terceira dose da vacina quíntupla. Qualquer dúvida, procure o (a) veterinário (a).
A raiva é transmitida por meio de mordidas, lambidas, arranhões ou machucados. A maior parte dos casos de contaminação acontecem com cães e morcegos, mas também precisamos ter cuidados com os gatos. Apesar de ser uma doença controlada, a raiva é facilmente contraída, principalmente em pets que tem contato com animeis silvestres quando os leva para sítios, fazendas, etc.
É uma doença potencialmente fatal, seu índice de fatalidade chega a 100%. Segundo estudiosos a doença possui duas fases; a 1ª fase os pets apresentam mudanças no comportamento (excitação, agressividade, demência...) a 2ª, dificuldade para engolir, salivação, paralisia... geralmente o pet chega a óbito em 48 horas.
Em pessoas a doença também causa sérios danos, os sintomas são: mal-estar geral; aumento de temperatura; anorexia; cefaleia; náuseas; dor de garganta; entorpecimento; irritabilidade; inquietude e sensação de angústia. Sempre que alguém for mordido ou ter contato com um animal contaminado deve imediatamente procurar o (a) médico (a), o tratamento é simples, mas se os sintomas agravarem o funcionamento cerebral é recomendado a internação em UTI. Para os pets não há tratamento.
#Noticias
#vilaboafm20Anos
#RádioComunitária
#RádioVilaBoaFM







