Hoje é 7 de setembro

  • 07/09/2022
  • 0 Comentário(s)

Hoje é 7 de setembro

No dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro I rompeu o domínio de Portugal sobre o Brasil com o suposto Grito da Independência às margens do Rio Ipiranga em São Paulo.

O “suposto Grito do Ipiranga” mencionado acima se refere ao imaginário popular fixado pela narrativa do poder que perpetra até os dias atuais nos livros didáticos. Muitos dos acontecimentos daquele dia foram desmistificados através de estudos e pesquisas mais profundas ao tema.

Um exemplo explicito é a pintura do quadro “Independência ou Morte”, de Pedro Américo de Figueiredo e Melo, terminada em 1888 (exposta no Museu do Ipiranga). A cena mostra Dom Pedro num cavalo imponente levantando sua espada às margens do Ipiranga com dezenas de soldados com trajes imperiais em volta.

Estudos revelam que Dom Pedro não estava em um cavalo oponente, mas sim em uma mula, pois, a comitiva estava voltando de uma viagem do litoral e a mula é mais resistente a esse tipo de viagem. Os soldados retratados não estavam usando uniformes imperiais e eram numa quantidade muito menor, em torno de 15 pessoas.

Uma outra questão levantada é “às margens do Rio Ipiranga”. Ipiranga é um riacho e provavelmente a cena aconteceu em uma colina e o riacho ficaria atrás dela. O grito da independência foi de fato um comunicado aos membros da comitiva.

Independentemente dos acontecimentos do dia 7 de setembro de 1822, a data serve para nos lembrar que a democracia deve ser alimentada todos os dias, a soberania nacional depende de tod@s nós para o fortalecimento das nossas fronteiras e desenvolvimento humano de brasileiras e brasileiros.

Feliz 7 de setembro a tod@ nós. Viva a Democracia!

#Noticias

#vilaboafm20Anos

#RádioComunitária

#RádioVilaBoaFM


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Top 5

top1
1. RETROVISOR

Gusttavo Lima

top2
2. DEUS É CAIPIRA

Eduardo Costa

top3
3. MESMICE

Simone Mendes

top4
4. KISS

Demi Lovato

top5
5. EM QUALQUER CAMA

Mumuzinho e Péricles

Anunciantes