Festa do Pequi no encontro O Grito e a Resistência no Cerrado: Alimento e Vida
- 20/10/2022
- 0 Comentário(s)
A Festa do Pequi acontecerá durante a programação do encontro “O Grito e a Resistência no Cerrado”, dia 20/10, quinta-feira, a partir das 8h, na Travessa da Catedral de Sant’Ana. O festejo contará com apresentações artísticas culturais – o encerramento será às 19h com jantar gratuito de comidas típicas.
O pequizeiro foi instituído, através da Lei Municipal Nº 301, de 03 de dezembro de 2021, como símbolo ambiental do município de Goiás e sancionado o Dia do Pequi em 16/10.
O objetivo da festa é de valorizar e difundir as possibilidades de utilização desse fruto tradicional do bioma cerrado. Com abundância do fruto no município de Goiás o pequi é uma fonte de renda para muitas famílias no período de colheita.
Suas possibilidades de consumo são diversas – do fruto podem ser produzidos alimentos doce, salgados e até licores. As sementes podem ser consumidas in natura, cozidas ou torradas, também é possível a extração de óleo. Da casta é possível a fabricação de farinha e de sabão.
O pequi é rico em antioxidantes, lipídios e minerais como magnésio, zinco, ferro e cálcio; possui ação anti-inflamatória, cardioprotetora e hepatoprotetora, entre outras; também é utilizado na indústria de cosméticos e farmacêuticos.
O pequi é parte da cultura gastronômica do município e deve ser valorizado. Viva o Pequi! Viva o Pequizeiro!
#Noticias
#vilaboafm20Anos
#RádioComunitária
#RádioVilaBoaFM







