Desmatamento do Cerrado foi maior que o território de Brasília em 2022
- 19/01/2023
- 0 Comentário(s)

O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), apontou que houve o crescimento de 20% do desmatamento no Bioma Cerrado em 2022, 815.532 hectares. Comparado com os dados de 2021, 680 mil hectares.
Em dezembro de 2022, houve aceleração de 89% do desmatamento comparado ao período do ano anterior.
Os estudos também levantaram que 80% da devastação aconteceram em propriedades privadas, as áreas de vazio fundiário foram de 13,5%, assentamentos de 4,5% e áreas protegidas de 3,6%. A maior concentração de desmatamento de vegetação nativa foi no Estado do Tocantins.
No Estado de Goiás, as áreas com maior número de alertas de desmatamentos são os municípios de Damianópolis, Posse, Teresina de Goiás e Planaltina. As nascentes do Rio Vermelho, o Planalto Central e o Recando das Araras de Terra Ronca, aparecem nos gráficos com alertas no desmatamento de áreas de proteção ambiental (APA).
O IPAM em parceria com o Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento da Universidade Federal de Goiás (LAPIG) utilizou a ferramenta de monitoramento do SAD Cerrado – Sistema de Alerta de Desmatamento do Cerrado.
O relatório com os dados completo está disponível em: https://ipam.org.br/pt/
#Noticias
#vilaboafm20Anos
#RádioComunitária
#RádioVilaBoaFM